sexta-feira, 24 de julho de 2009

PROJETO DE PESQUISA

FACULDADE CAMPO REAL

NOME DO AUTOR DO TRABALHO

PROJETO DE PESQUISA

TÍTULO DO TRABALHO CENTRALIZADO:

subtítulo, precedido de dois pontos se houver

GUARAPUAVA

2009
NOME DO AUTOR DO TRABALHO

TÍTULO DO TRABALHO CENTRALIZADO:

subtítulo, precedido de dois pontos se houver

Projeto de Pesquisa apresentado à Faculdade Campo Real, Curso de Direito, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Trabalho de Curso I.

Orientador(a): (NOME DO ORIENTADOR(A))

GUARAPUAVA

2009


SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO........................................................................................................ 00

2 TEMA............................................................................................................................... 00

2.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA......................................................................................... 00

3 PROBLEMATIZAÇÃO.................................................................................................. 00

4 OBJETIVOS................................................................................................................... 00

4.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS..................................................................................... 00

4.2 OBJETIVO GERAL..................................................................................................... 00

5 JUSTIFICATIVA............................................................................................................ 00

6 REVISÃO DE LITERATURA...................................................................................... 00

7 METODOLOGIA DA PESQUISA................................................................................ 00

7.1 MÉTODOS DE ABORDAGEM................................................................................. 00

7.2 MÉTODOS DE PROCEDIMENTO........................................................................... 00

7.3 TÉCNICAS DE PESQUISA....................................................................................... 00

8 PLANO DE PESQUISA............................................................................................... 00

9 CRONOGRAMA............................................................................................................ 00

10 LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO INICIAL...................................................... 00

11 ANEXOS....................................................................................................................... 00






1 APRESENTAÇÃO

Este espaço é destinado para o discente mostrar as primeiras intenções em relação à monografia. Ou seja, deve o aluno apresentar os motivos que o levaram a pesquisar o determinado tema: ter vocação (aptidão, interesse, qualificação e maturidade intelectual); o tema atende a algum objetivo profissional; o tema é relevante, viável; por fim, redigir afirmando sobre a disponibilidade, acessibilidade, viabilidade e exeqüibilidade das fontes para o tema, além de demonstrar a especificidade na sua delimitação temática.

Deve, também, colocar o e-mail que possibilite a comunicação com o orientador. Também, sendo discricionário, pode indicar telefones de contato.

2 TEMA

Deve o discente apenas indicar a área de conhecimento (jurídico) a que o assunto se refere. Normalmente, apesar da interdisciplinariedade, há uma disciplina específica que abarca o tema, quer dizer: direito civil, penal, comercial, processual, ambiental, família etc.

2.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Aqui, deve o pesquisador (você), apresentar o recorte epistemológico em relação ao tema. Pode esta restrição ser: temporal, espacial ou temática. Ou seja: o instituto do poder familiar após a constituição de 1988; A questão agrária na região centro-oeste; A busca e apreensão de bens alienados fiduciariamente.

3 PROBLEMATIZAÇÃO

Este é um ponto extremamente relevante da monografia, é o seu cerne, o seu núcleo. Toda a pesquisa está fundamentada na questão da busca das respostas às perguntas que o pesquisador fizer.

Deve ser apresentada de forma sintética, com ponto de interrogação.
Verbi gratia:

- Houve alguma mudança significativa para o instituto do poder familiar após a constituição de 1988?

- A questão agrária na região centro-oeste foi originada por quais fatores?

- Há diferenças entre a busca e apreensão comum da realizada em bem alienado fiduciariamente?

Pode haver respostas provisórias às perguntas. Estas respostas são chamadas HIPÓTESES. Não sendo fundamentais em Projeto de Pesquisa para Trabalho de Curso, exceto se o método de abordagem for hipotético-dedutivo (que será tratado adiante), recomenda-se a inexistência das hipóteses. Sendo adicionadas, devem existir, concomitantemente, as Variáveis.

A maneira mais fácil de impor uma variável é buscar uma resposta oposta à hipótese, vejamos:

- Há diferenças entre a busca e apreensão comum da realizada em bem alienado fiduciariamente?

-hipótese: sim.

-variável: não.

4 OBJETIVOS

Aqui, cabe ao pesquisador informar o escopo da monografia, ou seja, o pretende alcançar com a produção monográfica. Os objetivos são determinados pela problematização.

4.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Por exemplo, se a problematização é: Há diferenças entre a busca e apreensão comum da realizada em bem alienado fiduciariamente?, o objetivo específico será: conhecer a possibilidade da existência de diferenças entre a busca e apreensão comum da realizada em bem alienado fiduciariamente.

É apenas a colocação da pergunta em forma ativa, iniciando-se com o verbo. Qual é a função do objetivo específico? Determinar se o material que o pesquisador esteja estudando é relevante para a monografia.

4.2 OBJETIVO GERAL

O Objetivo Geral é a unidade de coerência dos objetivos específicos. Quer dizer, ninguém faria uma monografia perguntando sobre poder familiar e títulos de crédito. Ou seja, questões díspares, incongruentes entre si, apenas provocarão dúvidas e desvios na realização monográfica. Veja: monografia, mono = um, grafia= escrito, escrever sobre um assunto.


5 JUSTIFICATIVA

Aqui o pesquisador deve demonstrar, convencer e até persuadir sobre a relevância da monografia (tanto para o orientador quanto para o próprio pesquisador). Não há conclusões definitivas, ou opiniões formadas. Se houvesse, não precisaria realizar uma monografia. Deve apenas mostrar a relevância, atualidade, capacidade subjetiva e exeqüibilidade do tema escolhido.

6 REVISÃO DE LITERATURA

Aqui, deve o pesquisador demonstrar as primeiras obras estudadas, explicitar sua capacidade de expressão no vernáculo e sua disposição cognitiva, gnosiológica e epistêmica.

Não deve ser um texto muito longo, apenas o suficiente para evidenciar sua capacidade acadêmica de argumentação analítica. No máximo, três laudas (páginas). No mínimo, uma lauda e meia. Deve conter, pelo menos, cinco obras diferentes.

7 METODOLOGIA

Neste capítulo, o pesquisador irá apresentar quais métodos utilizará para a pesquisa.

7.1 MÉTODO DE ABORDAGEM

Os métodos de abordagem são:

Dedutivo: compreender as leis gerais e saber quando aplica-las (deduzi-las) no caso concreto. É o método de abordagem utilizado na grande maioria dos casos.

Indutivo: assimilar relações homogêneas de causalidade e conseguir criar uma lei geral. Neste caso, deve-se fazer pesquisa de campo.

Há o hipotético-dedutivo, mas é somente usado em teses. O método fenomenológico e dialético também são aceitos. No hipotético-dedutivo, testam-se hipóteses (da problematização), podendo confirma-las ou verifica-las. Para o fenomenológico, tem-se uma aparente pretensão indutiva com juízo de epoké tendentes a uma redução eidética, ao invés de induzir leis gerais, compreende-se o eidos, a essência do objeto pesquisado. O método dialético pressupõe a contraposição de teses e antíteses, com juízos de vontade de razão, para a superação e determinação de um conhecimento com nível de credibilidade de probabilidade (não estatística, mas capacidade de se provar a síntese).

7.2 MÉTODOS DE PROCEDIMENTO

Os métodos de procedimento são variados, normalmente utiliza-se o histórico, o comparativo, o sistêmico, o tipológico e o monográfico. Ou seja: como determinado instituto evoluiu (modificou-se) no decorrer do tempo; como este instituto é em diferentes lugares, ou épocas, mostrando as semelhanças e diferenças; como o instituto se relaciona com a totalidade do ordenamento; como é possível classificar este instituto através de tipos ideais (weberianos); e o “curinga”, sendo uma monografia, o método de abordagem sempre será, também, monográfico.

7.3 TÉCNICAS DE PESQUISA

Técnica é um conjunto de procedimentos metódicos empregados para obter um determinado resultado. Então, técnica de pesquisa é, exatamente, a forma que se realizará a busca das informações (fontes) para a resolução da problematização.

Compõe-se de: revisão bibliográfica, ou seja, compulsar livros, revistas especializadas etc.; e pesquisa de campo, quer dizer, entrevistas, convivências empíricas, visitações etc.

A questão mais relevante, para a produção monográfica, é não esquecer de citar as fontes quando da lavratura do Trabalho de Curso.

8 PLANO DE PESQUISA

Além da problematização, que determina os objetivos específicos e delimita o objetivo geral, o plano de pesquisa é o momento mais relevante do projeto de pesquisa.

O plano de pesquisa já foi conhecido como Proposta de Sumário, ou seja, de que maneira pretende-se tratar dos temas relativos à monografia. Sumário significa “enumeração das principais divisões, seções e outras partes do trabalho, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede.” (ABNT:NBR 14724)

Uma dica para este item é: para cada objetivo específico (problematização), deve haver um capítulo. No máximo, deve-se ter seções ternárias (1.1.1)


9 CRONOGRAMA

É apenas a disposição gráfica do tempo que será gasto, instrumento de planejamento na realização da pesquisa e redação do Trabalho de Curso. As datas devem coincidir com a entrega dos textos aos Professores Orientadores.

Por exemplo:

ETAPAS

Jan.

Fev.

Mar.

Abr.

Mai.

Capítulo 1

1 a 15

Capítulo 2

16 a 30

Capítulo 3

1 a 15

Capítulo 4

16 a 30

Capítulo 5

1 a 15

Conclusão

16 a 20

Introdução

20 a 25

Revisão

26

Entrega

27

Defesa

A ser marcada

Atenção: Exemplo de cronograma. As datas corretas serão apresentadas conforme calendário da faculdade.


10 LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO INICIAL

Aqui, o pesquisador deve apresentar o material utilizado para a revisão bibliográfica, além das obras que pretenderá utilizar na realização do Trabalho de Curso.

O único ponto a ser lembrado é a obediência às normas da ABNT, que estão disponíveis no site da Faculdade Campo Real, link Biblioteca, link Trabalhos Acadêmicos, link Normas de Trabalho Acadêmico em: <http://biblioteca.camporeal.edu.br>.

11 ANEXOS

Havendo algum material não produzido pelo pesquisador, que considere relevante trazer ao Projeto de Pesquisa, neste item é optado ao discente colaciona-lo. Lembre-se que é opcional, não é obrigatório trazer qualquer material além dos dispostos nos itens 1 a 10.

Boa Pesquisa!

Elaborado por: Prof. Maurício Marques Canto JR (marquescanto@camporeal.edu.br)



Nenhum comentário:

Postar um comentário