sexta-feira, 24 de julho de 2009

Plano de Ensino: Iniciação Científica Fundamental

EMENTA

A questão do conhecimento: percepção, compreensão, descrição, construção e aprendizagem. O conhecimento para a compreensão da realidade: senso comum, imaginário, mito, religião, filosofia, cultura e ciência. O pensamento lógico articulado, dialético, conceitual. Produção de discurso e interpretação. O processo cognitivo ativo.

OBJETIVO

Fornecer ao discente a capacidade de reconhecimento epistemológico com o propósito da compreensão da realidade jurídica a partir da existência do conhecimento ao tecer significados da leitura da ciência com o escopo de permiti-lo mapear, autonomamente, a complexa rede que compõe o seu objeto de estudo.

COMPETÊNCIA

Permitir ao discente o mapeamento autônomo dos significados da realidade jurídica a partir da epistemologia.

interpretação e aplicação do Direito;

utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica;

HABILIDADES

Reconhecimento da epistemologia (conhecimento científico da realidade). Compreensão do método científico. Discernimento do objeto cultural do Direito.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Primeira Etapa

Apresentação do plano de ensino da disciplina;

Exposição da metodologia de ensino da disciplina;

Explicação do sistema de avaliação;

Da justificativa da disciplina e relação com as demais disciplinas do mesmo período do curso;

Localização e importância da disciplina na estrutura do curso

Objetivos pedagógicos do semestre letivo e resultados a serem alcançados;

Competências e habilidades a serem desenvolvidas no semestre letivo.

Segunda Etapa

A PERCEPÇÃO DA REALIDADE: da organolepsia ao pensamento.

Terceira Etapa

A COGNIÇÃO: das regularidades estocásticas à intuição dos princípios.

Quarta Etapa

MÉTODOS DE ABORDAGEM: do indutivo ao fenomenológico.

Quinta Etapa

ONTOLOGIA: o ser existe.

Sexta Etapa

VALOR: axiologia em objetos culturais.

Sétima etapa

DEONTOLOGIA: a epistemologia do dever-ser.

Oitava Etapa

A AÇÃO HUMANA: motivo versus finalidade.

Revisão e preparação para a semana de Provas Bimestrais.

Nona Etapa

Semana de Provas Bimestrais.

Décima Etapa

Discussão do resultado das avaliações. Feed-back contextualizado da disciplina.

Décima Primeira Etapa

A TELEOLOGIA AXIOLÓGICA DA AÇÃO HUMANA: uma realidade cultural.

Décima Segunda Etapa

A FENOMENOLOGIA DO PODER: da ontologia à ação humana.

Décima Terceira Etapa

O CONTROLE DO INDIVÍDUO: a moral, a ética e o Direito.

Décima Quarta Etapa

A COMUNICAÇÃO DO PENSAMENTO: a linguagem.

Décima Quinta Etapa

UMA TEORIA DO DISCURSO : os quatro discursos.

Décima Sexta Etapa

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS.

Décima Sétima Etapa

ESTUDO DE CASOS: (temas apresentados pelo docente e pelos discentes). Redução eidética.

Décima Oitava

Etapa Revisão e preparação para a semana de Provas Bimestrais.

Décima Nona Etapa Semana de Provas Bimestrais.

Vigésima Etapa

Exame final.

METODOLOGIA

Aulas expositivas, interativas e participativas. Estudo de casos. Seminários. Maiêutica e contextualização. A estratégia pedagógica é a participação direta e consciente do educando para a formação de autonomia intelectual. Táticas fenomenológicas e maiêuticas serão comumente utilizadas.

AVALIAÇÃO

Duas provas bimestrais. (80%) Avaliação de participação em sala de aula. (05%) Trabalho e/ou provas em sala de aula (15%) Operacionalização da Avaliação: Provas bimestrais: dissertativas. Eventualmente, a critério do docente, poderá haver consulta em material manuscrito pelo discente. Trabalhos: escritos e/ou com apresentação oral. Participação em sala de aula: interesse, motivação, comportamento e pertinência das intervenções. Critérios de correção: relevância argumentativa e adequação significativa com o conteúdo ministrado.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Material fornecido pelo professor, disponibilizado eletronicamente e/ou fotocópias.

CARVALHO, Olavo de. Aristóteles: os quatro discursos. Disponível em: Também disponível no xerox das Faculdades Campo Real.

FEIJÓ, Ricardo. Metodologia e Filosofia da Ciência: aplicação na teoria social e estudo de caso. São Paulo: Atlas, 2003. (Na Biblioteca Campo Real: 501 F297m)

GOTTSCHALL, Carlos Antonio Mascia. Do Mito ao Pensamento Científico: a busca da realidade, de Tales a Einstein. 2ª ed. São Paulo: Atheneu; Porto Alegre: Fundação Universitária de Cardiologia, 2004. (Na Biblioteca Campo Real: 509 G687d)

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BASTOS, Cleverson Leite. Aprendendo a Aprender: introdução à metodologia científica. 17ª ed. Petrópolis: Vozes, 2004. (Na Biblioteca Campo Real: 001.42 B327a)

CARVALHO, Alex Moreira. Aprendendo Metodologia Científica: uma orientação para os alunos de graduação. 3ª ed. São Paulo: O Nome da Rosa, 2002. (Na Biblioteca Campo Real: 001.42 A654)

KUHN, Thomas S. A Estrutura das Revoluções Científicas. 9ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2005. (Na Biblioteca Campo Real: 501 K95e)

SITES RECOMENDADOS

Olavo de Carvalho http://www.olavodecarvalho.org

Miguel Reale http://www.miguelreale.com.br

STF – TV JUSTIÇA http://www.videos.tvjustiça.gov.br

Rede Social Jurídica http://www.direito.com.br

Biblioteca Digital http://www.dominiopublico.gov.br

Google http://www.google.com

FILOSOFIA http://aartedepensar.com/leituras.html’

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