quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

TAJ 2010.1 - 24.02

Nesse encontro continuamos a discussão sobre o discurso (pois definimos, utilitariamente, "argumentação" como a produção de um discurso, passagem de algo acreditado a algo acreditável, eficiente e eficaz)
Assim, para a determinação dos tipos ideais discursivos, determinamos o eixo da necessidade (necessariamente o discurso terá ou credibilidade mínima de possibilidade, pois o impossível não possui credibilidade, ou terá a credibilidade máxima de certeza apoditica).
Após, percebemos o eixo da contingência, onde compreendemos que, por questões não essenciais ao discurso (ausência de vontade ou capacidade de certeza), o discurso poderá ter credibilidade de verossimilhança ou probabilidade razoável.
Então, notamos os tipos discursivos (em ordem crescente de credibilidade): poético, retórico, dialético e analítico, com os seus respectivos níveis de credibilidade (possibilidade, verossimilhança, probabilidade razoável e certeza apodítica). No final, vimos os seus respectivos escopos (imaginação, persuasão, convencimento e demonstração).
No próximo encontro verticalizaremos o conteúdo com as suas imediatas aplicações na seara jurídica.
Para maiores detalhes sobre a teoria do discurso, favor consultar:

http://www.olavodecarvalho.org/livros/4discursos.htm

dúvidas ou questões:
marx.kant@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário