O Plano de Ensino ICF:
EMENTA
A questão do conhecimento: percepção, compreensão, descrição, construção e aprendizagem. O conhecimento para a compreensão da realidade: senso comum, imaginário, mito, religião, filosofia, cultura e ciência. O pensamento lógico articulado, dialético, conceitual. Produção de discurso e interpretação. O processo cognitivo ativo.
OBJETIVO
Fornecer ao discente a capacidade de reconhecimento epistemológico com o propósito da compreensão da realidade jurídica a partir da existência do conhecimento ao tecer significados da leitura da ciência com o escopo de permiti-lo mapear, autonomamente, a complexa rede que compõe o seu objeto de estudo.
COMPETÊNCIA
Permitir ao discente o mapeamento autônomo dos significados da realidade jurídica a partir da epistemologia.
interpretação e aplicação do Direito;
utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica;
HABILIDADES
Reconhecimento da epistemologia (conhecimento científico da realidade). Compreensão do método científico. Discernimento do objeto cultural do Direito.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Primeira Etapa
Apresentação do plano de ensino da disciplina;
Exposição da metodologia de ensino da disciplina;
Explicação do sistema de avaliação;
Da justificativa da disciplina e relação com as demais disciplinas do mesmo período do curso;
Localização e importância da disciplina na estrutura do curso
Objetivos pedagógicos do semestre letivo e resultados a serem alcançados;
Competências e habilidades a serem desenvolvidas no semestre letivo.
Segunda Etapa
A PERCEPÇÃO DA REALIDADE: da organolepsia ao pensamento.
Terceira Etapa
A COGNIÇÃO: das regularidades estocásticas à intuição dos princípios.
Quarta Etapa
MÉTODOS DE ABORDAGEM: do indutivo ao fenomenológico.
Quinta Etapa
ONTOLOGIA: o ser existe.
Sexta Etapa
VALOR: axiologia em objetos culturais.
Sétima etapa
DEONTOLOGIA: a epistemologia do dever-ser.
Oitava Etapa
A AÇÃO HUMANA: motivo versus finalidade.
Revisão e preparação para a semana de Provas Bimestrais.
Nona Etapa
Semana de Provas Bimestrais.
Décima Etapa
Discussão do resultado das avaliações. Feed-back contextualizado da disciplina.
Décima Primeira Etapa
A TELEOLOGIA AXIOLÓGICA DA AÇÃO HUMANA: uma realidade cultural.
Décima Segunda Etapa
A FENOMENOLOGIA DO PODER: da ontologia à ação humana.
Décima Terceira Etapa
O CONTROLE DO INDIVÍDUO: a moral, a ética e o Direito.
Décima Quarta Etapa
A COMUNICAÇÃO DO PENSAMENTO: a linguagem.
Décima Quinta Etapa
UMA TEORIA DO DISCURSO : os quatro discursos.
Décima Sexta Etapa
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS.
Décima Sétima Etapa
ESTUDO DE CASOS: (temas apresentados pelo docente e pelos discentes). Redução eidética.
Décima Oitava
Etapa Revisão e preparação para a semana de Provas Bimestrais.
Décima Nona Etapa Semana de Provas Bimestrais.
Vigésima Etapa
Exame final.
METODOLOGIA
Aulas expositivas, interativas e participativas. Estudo de casos. Seminários. Maiêutica e contextualização. A estratégia pedagógica é a participação direta e consciente do educando para a formação de autonomia intelectual. Táticas fenomenológicas e maiêuticas serão comumente utilizadas.
AVALIAÇÃO
Duas provas bimestrais: (95%). Avaliação de participação em sala de aula: (05%). Trabalho e/ou provas em sala de aula poderão compor até 30% da nota final. Operacionalização da Avaliação: Provas bimestrais: dissertativas. Eventualmente, a critério do docente, poderá haver consulta em material manuscrito pelo discente. Trabalhos: escritos e/ou com apresentação oral. Participação em sala de aula: interesse, motivação, comportamento e pertinência das intervenções. Critérios de correção: relevância argumentativa e adequação significativa com o conteúdo ministrado.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
Material fornecido pelo professor, disponibilizado eletronicamente e/ou fotocópias.
CARVALHO, Olavo de. Aristóteles: os quatro discursos. Disponível em: Também disponível no xerox das Faculdades Campo Real.
FEIJÓ, Ricardo. Metodologia e Filosofia da Ciência: aplicação na teoria social e estudo de caso. São Paulo: Atlas, 2003. (Na Biblioteca Campo Real: 501 F297m)
GOTTSCHALL, Carlos Antonio Mascia. Do Mito ao Pensamento Científico: a busca da realidade, de Tales a Einstein. 2ª ed. São Paulo: Atheneu; Porto Alegre: Fundação Universitária de Cardiologia, 2004. (Na Biblioteca Campo Real: 509 G687d)
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BASTOS, Cleverson Leite. Aprendendo a Aprender: introdução à metodologia científica. 17ª ed. Petrópolis: Vozes, 2004. (Na Biblioteca Campo Real: 001.42 B327a)
CARVALHO, Alex Moreira. Aprendendo Metodologia Científica: uma orientação para os alunos de graduação. 3ª ed. São Paulo: O Nome da Rosa, 2002. (Na Biblioteca Campo Real: 001.42 A654)
KUHN, Thomas S. A Estrutura das Revoluções Científicas. 9ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2005. (Na Biblioteca Campo Real: 501 K95e)
SITES RECOMENDADOS
Olavo de Carvalho http://www.olavodecarvalho.org
Miguel Reale http://www.miguelreale.com.br
STF – TV JUSTIÇA http://www.videos.tvjustiça.gov.br
Rede Social Jurídica http://www.direito.com.br
Biblioteca Digital http://www.dominiopublico.gov.br
Google http://www.google.com
FILOSOFIA http://aartedepensar.com/leituras.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário