quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

FdD - 2011.1 - 1ª SEMANA

Iniciamos a disciplina de Filosofia do Direito. No primeiro encontro discorremos sobre o Plano de Ensino, comportamento, expectativas, avaliação e didática na disciplina.
O Plano de Ensino de FdD:

Ementa:
Direito e Filosofia do Direito. Filosofia do Direito e Teoria Geral do Direito. História do Pensamento Jurídico. Teoria Pura do Direito. O Culturalismo Jurídico de Miguel Reale. Tendências Contemporâneas da Filosofia do Direito: teoria do Direito e argumentação, teoria do Direito e discurso jurídico, teoria do Direito e pós-positivismo.

OBJETIVO
Fornecer ao discente a capacidade de reconhecimento jusfilosófico com o objetivo da compreensão da realidade jurídica ao tecer significados da leitura da ciência com o escopo de permiti-lo mapear, autonomamente, a complexa rede que compõe o seu objeto de estudo.

COMPETÊNCIA
Permitir ao discente, a partir da jusfilosofia, o mapeamento autônomo dos significados da realidade jurídica.

HABILIDADES
Reconhecimento da jusfilosofia enquanto elemento formador da realidade jurídica.
Interpretação e aplicação do Direito;
Pesquisa e utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito;
Correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito.
Utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica;
Julgamento e tomada de decisões;
Domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Primeira Etapa
Apresentação do plano de ensino da disciplina;
Explicitação da inerente problemática filosófica e possibilidade de mutação no plano de ensino (com anuência e conhecimento discente);
Exposição da metodologia de ensino da disciplina;
Explicação do sistema de avaliação;
Da justificativa da disciplina e relação com as demais disciplinas do mesmo período do curso;
Localização, conceito e importância da disciplina na estrutura do curso;
Objetivos pedagógicos do semestre letivo e resultados a serem alcançados;
Competências e habilidades a serem desenvolvidas no semestre letivo.

Segunda Etapa
Epistemologia Jurídica: pressupostos Teoréticos do Fenômeno Jurídico - Teoria Pura do Direito; Teoria da Norma; Teoria do Ordenamento; Neoconstitucionalismo.

Terceira Etapa
Cultorologia Jurídica: a filosofia da história do Direito.

Quarta Etapa
Deontologia Jurídica: valores e fins norteadores da experiência jurídica

Quinta Etapa
A Teoria Aristotélica do Discurso: poética, retórica, dialética e analítica.

Sexta Etapa
Direito e Linguagem: a Teoria Aristotélica do Discurso aplicada ao Direito.

Sétima etapa
Estudo de Caso: a formação constitucional.

Oitava Etapa
Revisão e preparação para a semana de Provas Bimestrais.

Nona Etapa
Semana de Provas Bimestrais.

Décima Etapa
Discussão do resultado das avaliações.
Feed-back contextualizado da disciplina.

Décima Primeira Etapa
Estudo de Caso: material de interesse dos discentes (escolhido em sala).

Décima Segunda Etapa
O Conceito de Direito: doutrinas empíricas.

Décima Terceira Etapa
O Conceito de Direito: tendências contemporâneas.

Décima Quarta Etapa
Direito, Moral e Ética: do gênero próximo à diferença específica.

Décima Quinta Etapa
Teoria Tridimensional do Direito.
Décima Sexta Etapa
Pesquisa e produção textual (tema escolhido por grupos).

Décima Sétima Etapa
Apresentação dos trabalhos realizados na etapa anterior.

Décima Oitava Etapa
Revisão e preparação para a semana de Provas Bimestrais.

Décima Nona Etapa
Semana de Provas Bimestrais.

Vigésima Etapa
Provas de Segunda Chamada/Exame Final.

METODOLOGIA

Aulas expositivas, interativas e participativas.
Estudo de casos.
Seminários.
Maiêutica e contextualização.
A estratégia pedagógica é a participação direta e consciente do educando para a formação de autonomia intelectual.
Táticas fenomenológicas e maiêuticas serão comumente utilizadas.

AVALIAÇÃO
Duas provas bimestrais: (95%). Avaliação de participação em sala de aula: (05%). Trabalho e/ou provas em sala de aula poderão compor até 50% da nota final.

Operacionalização da Avaliação:
Provas bimestrais: dissertativas. Eventualmente, a critério do docente, poderá haver consulta em material manuscrito pelo discente.
Trabalhos: escritos e/ou com apresentação oral.
Participação em sala de aula: interesse, motivação, comportamento e pertinência das intervenções.
Critérios de correção: relevância argumentativa e adequação significativa com o conteúdo ministrado.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

REALE, Miguel. Filosofia do Direito. 20. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
REALE, Miguel. Lições preliminares de direito. 27. ed. São Paulo: Saraiva, 2004.
DALLA-ROSA, Luiz Vergílio. Uma Teoria do Discurso Constitucional. São Paulo: Landy, 2002. (Na Biblioteca Campo Real: 341.2 D144t)

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CRETELLA JÚNIOR, José. Curso de filosofia do direito. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1999.
GUSMÃO, Paulo Dourado de. Filosofia do direito. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1998.
GALVES, Carlos Nicolau. Manual de filosofia do direito. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1996.

SITES RECOMENDADOS

Olavo de Carvalho
http://www.olavodecarvalho.org

LUIZ VERGÍLIO DALLA-ROSA
http://www.academus.pro.br/professor/luizvergilio/

Miguel Reale
http://www.miguelreale.com.br

STF – TV JUSTIÇA
http://www.videos.tvjustiça.gov.br

Rede Social Jurídica
http://www.direito.com.br

Biblioteca Digital
http://www.dominiopublico.gov.br

Google
http://www.google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário